Gestão e Governance em tempos de crise

Maria Iolanda Macamo Wane é uma respeitável Gestora Sênior com uma vasta trajetória na função pública de Moçambique, acumulando mais de quatro décadas de experiência valiosa e distinta. Sua sólida formação acadêmica e histórico de realizações notáveis a tornam uma figura de destaque no cenário nacional e internacional, especialmente no âmbito da governança corporativa e educação superior. é Doutorada em Gestão Empresarial Aplicada – IUL-ISCTE, Lisboa/Portugal, 2013 e licenciatura em Administração Pública – EAESP-FGV, São Paulo/Brasil, 1996.

Realizações Atuais:

Desde março de 2023, Maria Iolanda Macamo Wane atua como Sócia-Gerente de um restaurante em Marracuene, onde demonstra sua capacidade empreendedora e compromisso com o sucesso empresarial. Além disso, como Docente na Universidade Politécnica de Maputo desde 2013, ela desempenha um papel fundamental na formação de líderes do futuro e no enriquecimento do ambiente acadêmico.

Marcos Profissionais Distintos:

Fundação da UJAC: Maria Iolanda Macamo Wane desempenhou um papel fundamental na criação da Universidade de Ciência e Tecnologia Joaquim Alberto Chissano (UJAC) como membro da Comissão Instaladora em 2021.
Consultoria no CNAQ: De 2019 a 2022, ela se destacou como consultora no Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), participando ativamente na avaliação de cursos de várias instituições de ensino superior em Moçambique.
Reestruturação da EMTPM, EP: Durante seu mandato como Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Transporte Público de Maputo (EMTPM, EP) de 2011 a 2017, liderou com sucesso um programa abrangente de reestruturação e modernização.
Promoção da Governança Corporativa: Entre 2002 e 2010, como Administradora Executiva do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), Maria Iolanda Macamo Wane foi pioneira na introdução de práticas de governança corporativa nas empresas estatais de Moçambique.

Contribuição Internacional e Intelectual:

Maria Iolanda Macamo Wane é reconhecida internacionalmente por suas contribuições como palestrante em conferências globais e autora publicada. Ela compartilha seu profundo conhecimento nas áreas de gestão e governança corporativa em fóruns internacionais.