Desempenho dos alunos na lógica formal e relação com a sualíngua e classe social: estudo de caso em Moçambique

Moçambique é uma sociedade multilingue e, consequentemente multicultural, com mais de 40 linguas nativas. Excluindo o Português e poucas de poucos imigrantes todas elas são línguas Bantu. Segundo o Censo Geral de 2017, somente cerca de 17% da população tinha o Português como língua mãe.

Apesar deste panorama a língua de ensino em Moçambique é o Português, mesmosabido que apenas cerca de 26% das crianças em idade em idade escolar se comunicam na língua de ensino. As línguas dominantes no local onde a pesquisa foi desenvolvida são: Ci-Changana, Ci-Ronga e Ci-Tshwa, as quais são mutuamente entendíveis entre os falantes.

O objectivo da pesquisa é:
(i) explorar o entendimento do estudante sobre a linguagem lógica e
(ii) relacionar este entendimento com o sucesso escolar na disciplina de Matemática com a sua condição social e linguística.

Como orientação teórica a pesquisa apoiu-se na abordagem discursiva de aprendizagem de matemática. Os participantes com melhor aproveitamento mostraram possuir as regras de reconhecimento e a partir dos significados construiram textos legitimamente aceites, enquanto que os com baixo aproveitamento baseavam-se nas suas vivências do cotidiano para produzir os seus textos, o que revela falta de reconhecimento do contexto do problema.