UJAC - Universidade de Ciência e Tecnologia Joaquim Alberto Chissano

Ciclo de debates acadêmico-científicos

APRESENTAÇÃO

A Universidade de Ciência e Tecnologia Joaquim Alberto Chissano – UJAC desponta neste Século XXI, comprometida com o desenvolvimento humano, social e econômico de Moçambique e de todos os povos. Se apresenta como um projeto de universidade moderna, inovadora, socialmente responsável e inclusiva baseada na interculturalidade, na solidariedade e na sustentabilidade.

A UJAC tem como missão a gestão, a produção, aplicação e difusão do conhecimento através do ensino de excelência, da investigação científica e serviços à comunidade, para formação de profissionais com alta performance, competência, liderança e compromisso no desenvolvimento das potencialidades políticas, econômicas, sociais, tecnológicas do povo moçambicano.

No seu primeiro ano, 2023, a UJAC inaugura seus espaços e processos de indução através do Ciclo de Debates Acadêmico-científicos, com vista a ampliar o diálogo com diferentes atores para a promoção da missão da instituição e o desenvolvimento da educação superior em Moçambique. Objetivos do Ciclo de Debates Acadêmico-científicos da UJAC:

• Promover troca de experiências e reflexões sobre os temas e as profissões emergentes no contexto das tecnologias para a educação superior em Moçambique;
  • Contribui para a formação e ou atualização da Comunidade Acadêmica da UJAC, no âmbito do ensino, da atualização e ou formação dos profissionais, extensão e do aprendizados dos estudantes.

O Ciclo de Debates Acadêmico-científicos da UJAC é constituído por um conjunto de atividades integradas e interativas, como: palestras, exposições, painéis e debates, mesas redondas, envolvendo diferentes temas e estudos, para toda sociedade moçambicana.

O ciclo de Debates Acadêmicos terá duração contínua uma ou duas vezes ao mês de modo a consolidar a cultura de educação permanente e formação, atuação dos atores envolvidos.

O professor Josemar Rodrigues de Souza é Ph.D. em Informática e Mestre em Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo pela Universidad Autónoma de Barcelona – UAB. Possui Pós-Doutorado em Robótica Autônoma pela Universidade do Porto, Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores.

Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, atuando principalmente em Robótica Autônoma, Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. É professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, é pesquisador do ACSO – Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.

É consultor ad-hoc do Ministério da Educação (INEP), da FAPESB e da FAPEMA. É revisor de periódicos na área de Robótica Autônoma e Computação de Alto Desempenho no Brasil e exterior. É Trustee da RoboCup Brasil e foi eleito em outubro/2019 para ser Vice-Presidente desta sociedade científica para o biênio 2020-2022. É Coordenador da Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É coordenador dos projetos de pesquisa:
(i) Computação Aplicada;
(ii) Cadeira de rodas inteligente com interface flexível no ACSO UNEB.

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!